segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

PASSEIO A ÁGUA AZUL - SANTA LÚCIA DO PIAÍ (município de Caxias do Sul)

Este passeio foi feito em outubro de 2015. Fomos convidados pelos amigos Mário e Joce para conhecermos o sítio deles em Água Azul. Alguns amigos do "Vem quem quer" também foram: a Maribel e o Baixo, a Jô e o Flávio, a Pri e o Edu, a Janete e o Ivan e o Marco e  a Eliane. Um grupo  foi de carro, outros de motocicleta; eu e o Neco fomos de moto. A paisagem é muito bonita, com pinheiros e hortênsias ao longo da estrada. A temperatura estava bem baixa e o clima da serra nos castigou um pouco: chegamos encarangados de frio.

O sítio é localizado em um lugar privilegiado e o capricho é grande. Os gramados são verdinhos e muito bem cuidados; há uma horta e uma pequena capelinha, linda, no pátio; fiquei encantada com o local, pois transmite muita paz. Sou apaixonada por igrejas e nossos amigos foram muito felizes ao terem a ideia de construírem uma capela no pátio.

Capela no pátio

Interior da capelinha
Vista do sítio

Aos fundos, a casa - gramado verdinho



A Joce e o Mário nos esperaram com um gostoso café, com pão fresquinho seguido de um chimarrão. Todos estavam bem animados, afinal, não nos víamos há algum tempo. O dia estava frio mas ensolarado, motivo que nos levou a ficarmos uma boa parte no sol, curtindo aquele lugar abençoado.
Lago na frente do sítio

Maribel


Poço

Pessoal se aquecendo no sol

Vista das árvores e gramado

O almoço foi um apetitoso churrasco, feito com muito carinho, seguido de gostosa sobremesa e muita conversa entre todos. 

Eduardo - o churrasqueiro


Neco e a Miss Brasil

Carminha curtindo o solzinho depois do almoço



Foto do grupo



Um pouco da história de Água Azul

Lá pelos idos de 1630 a comitiva do padre jesuíta Cristóvão de Mendoza (introdutor da pecuária no RS) passava pelo lugar e foi assassinado de forma brutal pelos índios. Segundo a lenda, o padre teve seu coração arrancado enquanto estava agonizando. O coração foi encontrado nas águas de uma fonte, que ficou azul. Este acontecimento deu origem ao nome da comunidade pertencente ao distrito de Santa Lúcia do Piaí - Água Azul. Hoje o local é ponto turístico do município e bastante visitado, muitas pessoas  fazem orações e agradecem pelas graças alcançadas. 





O sítio fica muito próximo a este lugar. Assim, antes de retornarmos passamos pelo Parque Água Azul. O lugar é bonito e havia outras pessoas visitando-o. Aproveitamos para fazer uma oração, agradecendo pelos amigos que temos, pela hospitalidade da Joce e do Mário, que tanto empenho tiveram para nos receber, e pela vida, nosso bem maior. Voltamos com a Maribel e o Baixo, que também foram de moto. No caminho, o frio nos acompanhou, mas mesmo assim estávamos felizes, com aquela sensação gostosa que temos quando voltamos para casa, no final de tarde de um bonito e feliz dia de sol de primavera, mas com temperaturas de inverno.

2 comentários: