sábado, 23 de janeiro de 2016

Serra do Rio do Rastro com amigos

Viajar é trocar a roupa da alma". (Mário Quintana)

Sempre ouvi falar muito desta serra. Em janeiro de 2015 o Neco foi com o mesmo grupo que participou do passeio "Abraçando o Litoral Norte". Não pude ir por problemas de saúde. Ele voltou super entusiasmado, adorou o lugar e combinamos que em outra oportunidade eu iria também. Nesse encontro o Neco conheceu outros grandes parceiros de estrada, o Baixo e a Maribel. Reencontrou o Fernando e conheceu o Luciano. Ao retornar, só falava dos amigos e da aventura vivida, fato que me contagiou.

Combinamos com nossos amigos de estrada de fazermos o passeio no feriado de 7 de setembro. Saímos dia 06/07/2015 às 7h e 30 da manhã. Um grupo veio de Porto Alegre (Moa/Mara, no carro de apoio, Merino e Andressa de moto; outro de Esteio (Maribel e Baixo), e o grupo de Novo Hamburgo (eu e Neco, Marco e Eliane e Susi/ Éverson). Combinamos de nos encontrar em um posto na entrada de Scharlau, em São Leopoldo. Dali fomos até Caxias do Sul, encontrar os parceiros de lá: Jô e Flávio, Joce e Mário. Parada para o cafezinho e encontro com os amigos. Saímos de Caxias rumo a Lages/SC. No caminho, fizemos algumas paradas, como na ponte da divisa entre RS e SC. Ali conhecemos um pessoal de outro grupo que vinha de Horizontina, rumo também à Serra.

Encontro com o grupo de Horizontina na Divisa RS/SC

Acredito que a melhor forma de efetuar este passeio é dispor de 03 dias, pois isso possibilita que seja realizado de forma tranquila; além de dividir a quilometragem diária, nos permite apreciar e desfrutar das belezas do trajeto.
Por sugestão do Flávio, elaboramos nosso trajeto de ida via serra e retorno via litoral, o que realmente nos dá todo tipo de paisagem e o prazer de desfrutar belas estradas.

Chegamos a Lages de tardezinha. Fomos para o hotel e depois nos reunimos em uma lancheria, próxima. Ficamos conversando, jantamos e fomos dormir, pois estávamos bem cansados.
No outro dia saímos de Lages rumo à Serra do Rio do Rastro. Estava garoando, a estrada era muito ruim, com alguns trechos bem difíceis para passar com as motos. Fazia muito frio. Paramos em São Joaquim, uma das cidades mais frias do país e estava fazendo 8 graus. Paramos e fomos tomar um café para nos aquecermos.

1º dia - Porto Alegre/Lages - 345 kms - BR-116 até São Leopoldo - RS-240 até São Vendelino - RS-122 até Caxias do Sul - BR-453 até Vacaria - BR-116 até Lages.
Hospedagem em Lages: Hotel Rodeio, em frente à Rodoviária - Diária R$ 110,00 p/casal (Hotel simples e confortável, bom atendimento, garagem coberta e segura, bom café da manhã.)
Lanches na própria Rodoviária e jantar numa boa pizzaria próxima ao hotel.(Preços razoáveis).
Passagem por Vacaria
Chegada em Lages
Chegada ao Hotel Rodeio

Minha ansiedade para chegar à Serra era grande. Afinal, ouvi falar tantas vezes desse lugar... até que chegamos, mas antes de irmos ao Mirante, paramos para almoçar. O lugar é bem bonito, há vários restaurantes e havia muitos turistas. Após, fomos finalmente ao lugar mais esperado, o Mirante, local onde se pode apreciar toda a Serra, em sua grandeza. Para nossa surpresa, apareceu uma cerração fortíssima, quase não se enxergava nada a 10 m de distância, acreditem! Mesmo assim, valeu! Infelizmente não conseguimos ver a paisagem lá de cima e ver a estrada que tanto aparece em fotos e revistas.
Paisagens belíssimas

Descemos a serra com toda a cerração, com muito cuidado...foi perigoso, mas andávamos lentamente, tentando apreciar o que era possível. Quase ao pé da serra paramos em um belvedere e ali tiramos fotos, pois já podíamos visualizar melhor a paisagem. Mesmo assim, saímos dali frustrados, pois não conseguimos visualizá-la como sonhamos.

Carminha e Maribel

Nosso destino agora era Criciúma. No caminho, uma leve chuvinha nos acompanhou. Havia uma mistura de sentimentos: frustração, cansaço...o mau tempo e a paisagem aumentaram o sentimento de melancolia naquele fim de tarde. Afinal, viajamos tanto para conhecer aquele lugar magnífico e não conseguimos visualizar quase nada. Mesmo assim valeu a parceria.

Chegamos a Criciúma por volta das 18h. O hotel era melhor que o de Lages. Todos estávamos super cansados e chegar a um bom local, tomar um banho relaxante e descansar é tudo de bom.  Eu estava tão cansada que cheguei a cochilar na moto. Levei um susto, mas foi muito rápido. Esse fato agora é motivo de riso para nós.

2º dia - Lages/Bom Jardim da Serra/Criciúma - 215 kms - BR-282 - BR-475 - SC-114 - SC-390 - SC-446 até Criciúma.
Saída de Lages via São Joaquim, até o Mirante da Serra do Rio do Rastro (124 kms.) descida em direção à Lauro Muller (aproximadamente 15 kms. de serra.) até Criciúma.
Hospedagem: Ramile Palace Hotel, na Av. Centenário 6151 - Diária de R$ 100,00 p/casal. Hotel de boa qualidade de acomodações e atendimento com um bom café da manhã e garagem coberta e segura.
Passagem por São Joaquim-SC
Chegando em Bom Jardim da Serra-SC

No hotel nos indicaram um bar de motociclistas, situado no parque da cidade. O bar era simplesmente lindo, muito original, todo decorado com motos, gravuras de bandas, etc. O banheiro masculino era todo decorado com fotos de mulheres, lindas; e o feminino decorado com fotos masculinas. Virou a maior gozação, a mulherada queria ir ao banheiro para tirar fotos e os homens também. Rimos muito...foi muito bom sentar com os amigos, jantar, rir e conversar. Uma das boas coisas dos encontros é justamente isso: a união e a amizade. Aconselhamos que for a Criciúma que visite este bar. chamado Maverick Pub Criciúma.O  proprietário veio conversar conosco e foi bem receptivo por sermos um grupo de fora da cidade. Sentimo-nos acolhidos por ele por todos do lugar.

Maverick Pub Criciúma

Banheiro Feminino

Banheiro Masculino

Cardápio bem variado e muito bom, bem servido, além do chopp bem tirado. Após as 23:30 horas o bar fica totalmente lotado. Sugerimos se caso estiverem em grupo, como foi o nosso caso, utilizem comandas individuais, pois caso marcarem tudo numa única comanda na hora de fechar a conta a sensação  é de que você foi lesado.

No outro dia retornamos com a certeza de que apesar das dificuldades, devido ao mau tempo e a distância, valeu a pena termos ido e em 2016 queremos voltar novamente a este lugar deslumbrante.

3º dia - Criciúma/Porto Alegre - 280 kms. - BR-101 - BR-290

Viagem tranquila, pista dupla. Almoço em Terra de Areia.