sábado, 23 de janeiro de 2016

Passeio a Nova Petrópolis

"Não são as coisas que possuímos ou compramos que representam riqueza, plenitude e felicidade. São os momentos especiais que não têm preço, as pessoas que estão próximas da gente e que nos amam, a saúde, os amigos que escolhemos, a nossa paz espiritual. Felicidade não é o destino, e sim a viagem". (Martha Medeiros)

Este passeio é lindo.Saímos de Novo Hamburgo, encontramos o pessoal que vinha de Porto Alegre e Caxias do Sul e fomos até Ivoti. Ali almoçamos no café Colonial Kamin, situado na avenida de entrada da cidade, a partir da BR 116, a uns 800 m do pórtico. Funciona das 11h e 30 às 19h aos sábados, domingos e feriados. O telefone de lá é (51) 3593 1952.  O interessante é que este café colonial é cobrado por peso, diferente da maioria. Assim o custo fica mais reduzido. O restaurante oferece comida caseira e café colonial de ótima qualidade.

Após,seguimos pela Rota Romântica, uma estrada linda, localizada entre a planície do Vale dos Sinos e o planalto da Serra gaúcha. Esta rota é constituída pelos municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Ivoti, Presidente Lucena, Dois Irmãos, Morro Reuter, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

Vista da cidade de Dois Irmãos

As paisagens são lindíssimas, a estrada é cercada por velhos plátanos que dão um ar romântico, daí o seu nome . As cidades são típicas de colonização alemã, e a preservação dos costumes pode ser percebida pelos atrativos que oferecem: comidas típicas, festas com bandinhas, grupos folclóricos, além da vegetação exuberante.
Pórtico na entrada de Presidente Lucena

Plátanos na BR 116, próximo a Morro Reuter

Fomos até Nova Petrópolis. No caminho, a emoção de andar com os parceiros, em grupo e desfrutar da paisagem. Ao chegarmos, tomamos chimarrão, passeamos no centro, aproveitamos para comprar algumas malhas nas muitas malharias espalhadas pela cidade e curtir a beleza do lugar.

Alguns dos locais que valem a pena serem visitados: O Parque do Imigrante, onde se pode passar uma tarde, pois tem locais para caminhada na mata nativa e divide-se em dois: em um lado há a Aldeia Bávara, constituída de restaurantes, salões de baile, quiosques com produtos para venda, e no outro, a Aldeia histórica, que visa preservar a história dos primeiros imigrantes alemães. Esse último é sensacional, têm-se a impressão de voltar no tempo, há uma réplica das cidades de antigamente.

Entrada do parque
Caminhos no interior do parque
Curtindo o lago

Restaurante com comidas típicas alemãs
Interior do museu

Igreja
Museu

Interior da Capela

Interior da capelinha

Outro lugar imperdível é a casa de relógios cuco, a "Kukos", com relógios artesanais esculpidos e entalhados manualmente que encantam qualquer turista. Também vale a pena conhecer a praça no centro da cidade, conhecida como Praça das Flores que possui um jardim magnífico e o Labirinto Verde, local construído com ciprestes formando as paredes do labirinto. A cidade toda é linda, não há canto que se olhe sem ter uma flor ornamentando o local.
Praça toda florida

Na volta passamos pela tradicional Tenda do Umbu, para despedidas.