sábado, 30 de janeiro de 2016

Viagem a Urubici e Serra do Rio do Rastro

"Tem coisa que dá vontade de viver de novo. E de novo. E de novo..."


Há coisas na vida que não podemos deixar de fazer...acredito que uma delas é conhecer a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. Já tinha visto fotos elegendo-a como uma das serras com estradas mais lindas do mundo. Fiquei bastante curiosa e senti vontade de conhecê-la, pois também situa-se próxima  ao RS, estado onde residimos.

A primeira vez que fomos foi há 4 meses. Aquela viagem foi linda, mas ao chegarmos no topo da serra havia uma forte neblina e não podíamos avistar nada lá de cima. Saí de lá frustrada, pois não pude ver aquela maravilha. Agora tive a oportunidade de visitar o lugar novamente e só posso dizer que vale a pena.

Fomos pela BR 116, a fim de conhecer algumas cidades do interior, como Nova Pádua, Flores da Cunha  e Vacaria, no RS; depois fomos a Lages(SC), almoçamos em Bocaina do Sul e pegamos a Rodovia 282. Dali seguimos até Urubici, local onde pernoitamos. 

Urubici é uma pequena cidade, privilegiada pela natureza, que oferece muitas atrações, como o Morro da Igreja ( Pedra Furada), ponto mais alto habitado de Santa Catarina e a Serra do Corvo Branco, entre tantos. Há inúmeras pousadas na cidade. Recomendamos a Pousada da Célia, pois é familiar , quem atende é a própria Dona Célia. Para se ter uma ideia, o café da manhã é servido na cozinha da casa. As instalações são super confortáveis e o capricho toma conta do ambiente. As fronhas são bordadas à mão e os lençóis tem rendas, o que dá um toque especial.  Para lanches recomendamos a padaria e confeitaria Vó Maris. O ambiente é bem aconchegante e há uma variedade enorme de pães, bolos, doces e salgados, de dar água na boca.


Igreja no centro de Urubuci

Padaria e confeitaria Vó Maris

Fronha bordada na Pousada

Vista de Urubici






No dia 28 fomos a Bom Jardim da Serra, lugar próximo a Serra do Rio do Rastro. Andamos através de estradinhas asfaltadas, mas bem conservadas, com vistas muito bonitas, até chegarmos ao nosso destino. Para minha decepção, novamente havia uma densa neblina, mais do que da primeira vez.

Paisagem entre Urubici e Bom Jardim da Serra


Paisagem entre Urubici e Bom Jardim da Serra












A Serra do Rio do Rastro localiza-se no município de Lauro Müller e fica a 1420 m de altitude. No topo há um mirante, de onde se pode avistar toda a região. A vista é magnífica, desde que não haja cerração. A serra é cortada pela rodovia SC - 390, com muitas subidas íngremes e curvas bem acentuadas. O percurso faz parte da Mata Atlântica e a fauna é variada, com a presença de quatis, tatus, tamanduás e macaco-prego, dentre outros.


Serra do Rio do Rastro


Havia poucas pessoas no lugar por causa do mau tempo. Apesar de ser janeiro, parecia um dia de inverno, pois o tempo estava nublado, e com a cerração no topo não podíamos apreciar a beleza do lugar. Mesmo assim, na chegada fomos surpreendidos com a chegada de vários quatis, alguns filhotes ainda. Muito dóceis, vinham cheirar as mãos dos visitantes. Esses ilustres moradores, muito hospitaleiros, deixaram-nos à vontade para caminharmos no mirante.

Forte cerração na chegada ao topo da serra

Família de quatis

A recepção

Eu e o Neco no Mirante - atrás, a forte neblina


No mirante

Painel com a gravura da estrada


Interior da cafeteria



A seguir começamos a tirar fotos, e conhecemos um casal de São Paulo, muito simpáticos, que se ofereceram para tirar uma foto de nós. Ali começou uma bela amizade, pois ficamos conversando, trocamos telefone e agora mantemos contato pelo watts.

Novos amigos de São Paulo, Gi e Val

Há um bar e um restaurante no mirante, além de uma loja de souvenirs. Porém, como fomos em uma quinta-feira e o tempo estava ruim, apenas o restaurante estava aberto. Resolvemos fazer um lanche no "Café e Restaurante Mensageiro da Montanha", que é muito aconchegante. O atendimento é bom e sentimo-nos à vontade. Ficamos ali esperando a cerração passar, mas vimos que isso não iria acontecer tão breve, então resolvemos descer a serra, tristes por não poder visualizá-la novamente. Mas para nossa surpresa e alegria, assim que iniciamos a descida, não havia mais cerração e podemos vislumbrá-la, em sua imensidão. A sensação de ver aquelas  montanhas, árvores e a estrada sinuosa contrastando com o céu é indescritível. Relato a seguir o que o Neco escreveu:
"Quando chegamos ao Mirante da Serra do Rio do Rastro notei a decepção que a Carminha demonstrava pois, mais uma vez,a serra estava coberta de uma densa e forte neblina. Visão não mais que dez metros. Bastaram alguns metros serra abaixo para ver que toda a neblina ficara para trás. Visualizei uma das coisas mais lindas da viagem: minha parceira de fé, companheira de todas as horas, estava em estado de graça, pura emoção, os olhos brilhando como nunca, o sorriso espetacular e o coração a pulsar de felicidade, sentindo-se e sentindo a magia daquela natureza. Foi lindo demais vê-la assim". 

Momento de emoção e alegria

Realmente, a emoção tomou conta... descemos aquelas curvas com um misto de alegria, admiração e alívio, pois finalmente pude ver a beleza daquela serra majestosa. Há alguns pequenos belverderes ao longo da estrada que permitem ao visitante admirar aquele lugar maravilhoso. Em alguns locais chega-se a sentir um certo medo, um friozinho na barriga, pela altura e pelas curvas fortemente acentuadas.

Momento de admiração


Pura emoção, admirando a majestosa serra





Curvas muito acentuadas

A neblina e a serra

Visão da serra com um pouco de cerração


Igreja no meio da serra

Uma das cascatas da serra
O esplendor da serra em sua grandiosidade

“À medida que se atinge maiores altitudes, o silêncio se torna tão intenso que o céu parece estar ali mesmo, a um palmo de sua cabeça (André Graff). Essa é a sensação que se tem ao passar na Serra do Rio do Rastro, local onde uma leve brisa torna-se formosa companheira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário