sábado, 30 de janeiro de 2016

Santa Maria


"Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir". (Amyr Klink)


Eu na frente do querido Edifício Mauá
Nosso passeio seguinte foi para o 17º Mercocycle, em Santa Maria, no dia 12 de outubro de 2013. Passamos a semana que precedeu o encontro cuidando as previsões do tempo: chuva para o fim de semana, data do Mercocycle.  Preciso explicar que eu estava baste ansiosa,  pois essa cidade tem um significado especial para mim e fazia 37 anos que não ia até lá. Morei ali dos 2 aos 11 anos de idade. Guardo muitas lembranças de ruas, casas, cinemas, da Praça Saldanha Marinho, do Maneco, colégio onde cursei a primeira série ginasial e o Grupo Escolar João Belém, onde cursei o primário. Outro lugar muito especial para mim é o Edifício Mauá, um prédio central que ainda existe e onde morei com minha família. Guardo muitas recordações desse edifício. Minha família era constituída por 8 pessoas, meus pais, eu e mais cinco irmãos. Morávamos num apartamento grande e confortável, tínhamos uma vida típica de classe média e nada nos faltava. Meus pais eram funcionários públicos e esforçavam-se para que nada nos faltasse e para que todos pudessem estudar. Davam-nos o melhor que podiam. Assim, ali vivi os melhores anos de minha infância. Esse edifício sempre esteve em minhas lembranças mais remotas e agora, depois de tanto tempo, iria revê-lo, além da cidade.


Edifício Mauá



Praça Saldanha Marinho
Antiga Estação férrea










Sexta-feira, um dia antes da partida: previsão de muita chuva no fim de semana. Já tínhamos reservado hotel e estávamos com tudo pronto para irmos de moto, mas combinamos de resolver no dia; caso tivesse chovendo muito, iríamos de carro. Não conseguimos dormir direito à noite, pois estávamos muito ansiosos por causa da viagem. Passamos a noite acordando.

Dia 12 amanheceu bem nublado. Resolvemos ir de carro, pela segurança e pela distância, afinal, não estávamos acostumados a andar tantos quilômetro de distância de moto. Ficamos tristes por não irmos com a "Miss Brasil", mas felizes porque iríamos passear em minha cidade querida.

Casa do Mel
Saímos às 7h e 50min de NH. Eu estava radiante, o Neco também, parecíamos duas crianças. Seria nosso primeiro encontro de motociclistas mais distante de NH.
Na ida, paramos na Casa do Mel, a uma hora de NH, para tomarmos café e comermos cuca com nata e mel. O lugar é muito aconchegante, tiramos várias fotos. O Neco já conhecia o lugar, por isso paramos ali.



Decoração com fotos na Casa do Mel




Chegamos em Santa Maria às 12h e 30, aproximadamente.  A emoção de voltar a essa cidade foi indescritível. Logo na entrada , ao avistar os morros, já senti as lágrimas encherem meus olhos. Na entrada da cidade, o grupo que promoveu o encontro - Gaudérios do Asfalto - recepcionava os visitantes, em uma tenda montada por eles.




Visitamos vários lugares que fizeram parte de minhas lembranças. Foi muito emocionante. A quadra do edifício em que morei continua igual... a Avenida Rio Branco também. Foi como se passasse um filme em minha cabeça e eu revivesse tantas lembranças de momentos ali vividos. Almoçamos no restaurante Vera Cruz, que também fazia parte de minhas recordações e do Neco também, pois ele trabalhou em Santa Maria. A comida continua igual, servida do mesmo modo, um galeto especial de bom.
Eu e o Neco na chegada ao Mercocycle















Depois fomos para o Encontro, recebemos as camisetas e passamos o restante da tarde ali, observando as pessoas de todos os lugares, motos de todos os cantos do Brasil e do exterior.  À noite fomos recepcionados para uma janta pelo pessoal que organizou o encontro. Os integrantes esperavam os motociclistas convidados em uma espécie de túnel formado por eles. Cada casal que chegava, passava por ali e todos foram recebidos com uma salva de palmas. Foi muito bonito.
Mais tarde, ficamos assistindo aos shows das bandas de rock rodeados por muitas, muitas pessoas, todas com o mesmo astral, querendo se divertir, ouvir uma música, tudo na mais santa paz. Este foi o primeiro evento grandioso depois do acidente na boate Kiss e teve o objetivo especial de elevar a autoestima dos residentes da região com o lema "Santa Maria volta a sorrir".



À noite, no Mercocycle, ao som de bandas


Tarde no Mercocycle

Voltamos no dia 13/10 cheios de alegria; na saída, passamos pela "Garganta do Diabo", um viaduto entre Santa Maria e São Sepé, local onde passei muitas vezes quando criança, quando ia visitar meus primos que moravam em Tucunduva, minha terra natal. Este foi um dos passeios mais emocionantes para mim, por tudo o que a cidade representa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário