sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Passeio a Nova Pádua

"A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso do que temos". (Thomas Hardy) 


Pensando nisso, achamos que não é preciso ir muito longe para nos sentirmos felizes. Assim, resolvemos conhecer uma cidadezinha próxima de Novo Hamburgo, sobre a qual ouvimos falar muitas vezes mas que ainda não tínhamos tido a oportunidade de visitar: Nova Pádua. Agora vou relatar nosso passeio.


Saímos rumo a Nova Pádua dia 25 de janeiro de 2016, às 9h e 30 min. Fomos até Farroupilha pela estrada São Vendelino e depois tomamos a BR 116 até Flores da Cunha. Nesta cidade paramos para almoçar na "Tratoria de Trento", restaurante no centro, com comida caseira muito saborosa e preço acessível. A seguir, dirijimo-nos ao nosso destino, Nova Pádua, cidade próxima   a Flores  da Cunha. Esta pequena cidade de apenas 2551 habitantes, de colonização italiana, transmite aos visitantes a sensação de viverem no passado, pela sua cultura, mas de uma forma  acolhedora, pela hospitalidade do seu povo. Logo na entrada, no pórtico, há a frase “Nova Pádua, pequeno paraíso italiano”. É verdade, a cidadezinha mais parece um paraíso, pois é muito acolhedora. Logo que chegamos ficamos encantados; há ruas calçadas com paralelepípedos, que lhe dão um ar mais conservador `e romântico; a igreja do centro da cidade é muito bonita, situada mais no alto; há inúmeros parreirais rodeando as estradinhas que cortam a cidade, além das vinícolas e casas antigas que lembram a época da colonização.  Chegamos às 14h e a cidade parecia estar sesteando, pois praticamente não se via ninguém nas ruas.


Parada para foto

Rua central



Igreja no centro da cidade
Pórtico na entrada da cidade




















Ficamos hospedados na  "Tri Pousada Nova Pádua", situada 4 Km do centro,  ao lado do Panorâmico Belvedere Sonda, um dos pontos turísticos da cidade e local de grande beleza, com vista para o Vale do Rio das Antas, que contorna o município. Do panorâmico avista-se a balsa do Rio das Antas, entre Nova Pádua e Nova Roma do Sul e também o cachoeirão dos Rio das Antas. Ali também há um restaurante com vista para o vale, que funciona aos sábados e domingos. Junto fica a Casa do Artesão, com produtos  da região.


Panorâmico com vista para o Vale


Casa do Artesão

Entrada da Pousada


Vista da frente da Pousada

Vista dos fundos da pousada

Frente da Pousada

Descansando

A pousada é simplesmente sensacional, em estilo colonial, rodeada de gramados muito verdes, árvores e flores variadas. O café da manhã é muito bem servido, assim como a recepção por parte da funcionária que nos atendeu. Esta pousada tem somente 8 apartamentos, assim não há agitação e é o lugar perfeito para quem quer desfrutar da natureza longe do agito da cidade grande. Como chegamos cansados, fomos descansar um pouco. O dia estava lindo, com um sol muito brilhante, o que destacava a beleza do verde do local. Por volta de 16h e30 levantamos e resolvemos visitar o panorâmico. Para nossa surpresa, não conseguimos ver nada, pois a cerração tomou conta e deixou a paisagem branquinha. Assim, resolvemos ir até o centro da cidade para passear e fazer um lanche. Paramos no bar do Miro, morador antigo da cidade que  nos recebeu com a cordialidade típica dos moradores. Voltamos para a pousada e lamentamos a falta de opções à noite. Durante o dia há as vinícolas e outros lugares para se visitar, o que não ocorre à noite.
Panorâmico com vista para o Rio das Antas


Rio das Antas

Rio das Antas






No outro dia fomos  novamente ao Panorâmico; dessa vez conseguimos visualizar o vale, muito esplendoroso. Depois resolvemos seguir viagem, mas antes fomos conhecer a Capela das Almas, situada próximo ao Pórtico, na entrada. Andamos por uma estrada asfaltada, quase sem movimento até chegarmos à igreja, situada num lugar plano, com alguns coqueiros que  dão um ar muito bonito ao lugar. A capela é bem pequeninha, mas estava fechada, então paramos em frente à porta e fizemos uma oração ali do lado de fora. Senti uma paz  imensa e pensei que não poderiam ter escolhido um lugar e um nome mais adequado: Capela das Almas. Para nós foi um pedacinho do céu, pela paz e pela beleza do lugar.
Capela das Almas




Nenhum comentário:

Postar um comentário